www.centrocelsofurtado.org.br


Lançamento do Boletim do Observatório da Indústria nº 2


Imprimir



 

  • Boletim do Observatório da Indústria
 
Ano 2, n.2 (2018)
 
Rio de Janeiro : Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento : Letra e Imagem, 2018.
 
ISSN: 2594-3804
 
Coord. Prof. Marcelo Arend (UFSC)
Pesq. Adilson Giovanini
 
 

 

Apresentação do Observatório da Indústria
 
O Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento foi fundado em 22 de novembro de 2005 com a missão precípua de participar e enriquecer o debate sobre estratégias para o desenvolvimento, especialmente do Brasil e da América Latina, seguindo a linha de pensamento do seu patrono, Celso Furtado.
 
Sua criação constitui justa homenagem à memória e um dos maiores economistas do século XX. Intelectual e homem público, Furtado transformou-se em referência mundial na luta contra o subdesenvolvimento. Por mais de meio século, sua produção intelectual exerceu uma extraordinária influência na formação da consciência crítica na América Latina. A ele se deve a compreensão de que as estruturas de poder e de produção precisam ser modificadas para que o desenvolvimento possa romper a lógica da dependência e da concentração de riqueza. As assimetrias apontadas por Furtado desde o final dos anos 1940, entre as nações e dentro de cada nação, foram acentuadas pelas novas condições do capitalismo mundial.
 
A agenda do desenvolvimento supõe, dessa forma, permanente adequação às transformações ocorridas na economia e nas sociedades nas últimas décadas. Mas persiste o desafio de construir as instituições incumbidas de conciliar os impulsos criativos da ação privada com os princípios republicanos de igualdade e liberdade. Esse era o sonho de Furtado e é a tarefa do Centro que leva seu nome.
 
Apresentamos o segundo Boletim do Observatório da Indústria, coordenado pelo economista e professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Marcelo Arend, com participação do pesquisador Adilson Giovanini. Seguindo o primeiro número, também disponível para download no site do Centro Celso Furtado (www.centrocelsofurtado.org.br), o Observatório se propõe a coletar informações precisas da evolução da nossa indústria para divulgá-las e induzir à discussão e à implementação de políticas específicas para o desenvolvimento industrial, com especial cuidado sobre os segmentos mais exigentes em tecnologias avançadas.
 
Essa segunda experiência, não por coincidência, está sendo lançada durante o 4º Congresso do Centro Celso Furtado, neste ano intitulado "Indústria e desenvolvimento: a nova onda da indústria 4.0 e o futuro do Brasil" (9 e 10 de agosto de 2018), um momento pensado para debater o desenvolvimento de nossa economia, os rumos que esperamos para o Brasil e, particularmente, para nossa indústria.
 
 
ROBERTO SATURNINO BRAGA
Diretor-presidente
Julho, 2018

 






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados