www.centrocelsofurtado.org.br


Memórias do Desenvolvimento nº 1


Imprimir



 

Rio de Janeiro, junho de 2007, ano 1, nº 1
251 páginas
ISSN: 1981-7789
 

 

 
O número inaugural da publicação periódica Memórias do Desenvolvimento reproduz os textos publicados pela Revista Brasileira de Economia, nos anos 1950, em torno do debate teórico entre Celso Furtado e o economista Ragnar Nurkse.
 

Sumário
 
 
 
Fundado em 22 de novembro de 2005, o Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento foi uma proposta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentada na sessão de abertura da UNCTAD XI - Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento, realizada em São Paulo no dia 14 de junho de 2004. A idéia de que o Brasil tivesse uma instituição que reunisse as inteligências comprometidas com o desenvolvimento e com a atualidade do pensamento do professor Celso Furtado ganhou de imediato a adesão de pesquisadores e cientistas sociais do mundo todo.
 
Em sua resposta ao presidente Lula, o economista Celso Furtado lembrou que o Brasil é um dos países mais bem dotados em potencial de desenvolvimento, cabendo-lhe, portanto, um papel de liderança no combate ao subdesenvolvimento. A essa luta ele dedicou o melhor de suacriação intelectual e de sua atuação como homem público, no Brasil e no exterior. Preservar seu vasto legado, adequando-o às realidades que se esboçam neste início de século, é o compromisso do Centro Celso Furtado. É o melhor tributo que podemos prestar a essa personalidade-síntese do esforço de um povo para ser dono do próprio destino.
 
O Centro é uma associação civil de direito privado, de interesse público, sem fins lucrativos e sem vinculação político-partidária ou religiosa. Sua vocação precípua é promover atividades acadêmicas nas áreas de interesse previstas em seus estatutos, tendo como linha-mestra o estudo do desenvolvimento em suas múltiplas facetas econômica, social, regional e urbana, infra-estrutural, ambiental, internacional. Os cursos e seminários, de caráter formativo, são dirigidos a estudantes e aos interessados nos problemas do desenvolvimento.
 
 

 






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados