www.centrocelsofurtado.org.br


Diretor do Centro Celso Furtado ministrará a Aula Magna de abertura do 42° Encontro Nacional da Anpec


Imprimir



 

O diretor do Centro Celso Furtado, Pedro Dutra Fonseca, será agraciado com um dos maiores, senão o maior reconhecimento da academia de economia a um pesquisador no Brasil. Ele foi convidado para ministrar a Aula Magna de abertura do 42° Encontro Nacional de Economia da Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec), hoje, 9 de dezembro, terça-feira, às 19 horas. 
 
O tema da aula magna é Desenvolvimentismo: conceito, história e atualidade e será inspirada nas linhas de pesquisa com as quais o professor Pedro Cezar Dutra Fonseca vem trabalhando ao longo da sua vida acadêmica: a economia brasileira no século XX, em especial o processo de desenvolvimento, e focará também em trabalhos mais recentes, cujo objeto é o desenvolvimentismo latino-americano como fenômeno histórico. 
 
Embora o tema se configure em objeto de estudo de longa data – hoje já incorporado em diversas disciplinas, como as de História Econômica e Desenvolvimento Econômico –, nota-se que ele voltou à ordem do dia, tanto na academia como na mídia, com defensores e críticos, estes o associando à política econômica populista. 
 
A aula será iniciada com a exposição de uma proposta metodológica voltada a precisar o conceito de desenvolvimentismo, uma vez que, como termo teórico, é usado na comunidade acadêmica com certa licenciosidade e extensão de atributos, e marcado por polissemia, dubiedade e vagueza. Na sequência, dialogando com as literaturas nacional e internacional, o professor abordará algumas experiências associadas a políticas econômicas desenvolvimentistas, em busca de um possível padrão definidor. 
 
À guisa de conclusão, Pedro Cezar Dutra Fonseca, que é professor titular do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS), discutirá a atualização do conceito de desenvolvimentismo, apresentando possíveis fundamentos e limites para adequá-lo à realidade presente e futura.
 
Pedro Cezar Dutra Fonseca é autor de vários livros, dentre eles Vargas: o capitalismo em construção 1906-1954, cuja terceira edição acaba de ser lançada pela Hucitec Editora.
 
 
 
 

 






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados