www.centrocelsofurtado.org.br


Sudene promove semana dedicada ao pensamento de Celso Furtado


Imprimir



Foto do filme de José Mariani "Um sonho intenso": os Operários, da Tarsila do Amaral

 

No dia 20 de novembro de 2014 completam-se 10 anos da morte de Celso Furtado, idealizador e primeiro superintendente da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (1959–1964). Celso foi ainda o primeiro ministro de Estado do Planejamento (1962 -1963), bem como embaixador do Brasil junto à Comunidade Europeia (1985) e ministro da Cultura (1986–1988). Em homenagem a um dos mais importantes economistas e pensadores brasileiros, a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - correalizadoras do Procondel, projeto de preservação e digitalização do acervo do Conselho Deliberativo da antiga Sudene -, unem-se à Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), à Fundação Joaquim Nabuco e à TV Universitária para realizar, entre os dias 17 e 20 de novembro de 2014, a "Semana Celso Furtado: Uma Ausência Presente", dentro da programação do Ciclo de Debates Sudene.

 

As gerações mais novas conhecem muito pouco sobre este brasileiro que dedicou sua vida à causa do Brasil, no que diz respeito ao desenvolvimento regional e à superação das desigualdades sociais e econômicas do país. A leitura dos documentos produzidos pelo Conselho Deliberativo da Sudene (Condel) revelam quão atual era o pensamento de Celso Furtado e quão vanguardista foi sua gestão à frente de uma autarquia voltada para o planejamento, área em que foi pioneira na América Latina, e também executora, considerando o nível de desenvolvimento institucional dos Estados em sua área de atuação à época.

               

Em um momento de extrema polarização regional e socioeconômica, a questão do desenvolvimento regional se mostra extremamente atual e, ao mesmo tempo, pouco debatida. Neste sentido, entendemos por oportuno promover e trazer à discussão a profícua contribuição deste nordestino, cidadão do mundo, a todos, principalmente aos jovens para que, conhecendo um pouco da história, possam compreender melhor o momento atual e se engagem na busca de um país mais justo.

 

O Ciclo de Debates Sudene é uma atividade do Procondel, e se insere dentro da missão da Sudene de “articular e fomentar a cooperação das forças sociais representativas para promover o desenvolvimento includente e sustentável do Nordeste, a preservação cultural e a integração competitiva da base econômica da Região nos mercados nacional e internacional”, por meio da discussão com a sociedade sobre temas atuais, nos quais a Sudene sempre foi inovadora. Celso Furtado, mais que um economista, foi um pensador do desenvolvimento, e esta instituição, por ele concebida, não se furta a discutir temas como cidades médias, mobilidade, a questão energética, educação, cultura, a questão regional, a questão da terra, gestão ambiental, entre outros.

 

SERVIÇO

 

Ciclo de Debates Sudene - " Semana Celso Furtado: Uma Ausência Presente "

De 17 a 20 de novembro de 2014

Inscrições: http://sudene.procondel.org

Informações: procondel@sudene.gov.br

 

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 

17/11

Biblioteca Central (UFPE)

9h30 às 12h - Exibição do documentário "Um Sonho Intenso" (2014)

Debate com o diretor do filme José Mariani, prof. Flávio Weinstein (UFPE) e prof. Fernando Weller (UFPE)

 

Cinema da Fundação (Rua Henrique Dias, 609 - Derby)

19h às 21h30 - Exibição do documentário "Um Sonho Intenso" (2014)

Debate com o diretor do filme José Mariani, prof. Marcos Costa Lima (UFPE/ Procondel) e prof. Gustavo Acioli (UFRPE)

 

18/11

19h às 20h - Debate sobre Desenvolvimento Regional no programa Opinião Pernambuco (TV Universitária Recife - canal 11)

 

19/11

Hall da Biblioteca Central da UFPE

15h – Abertura da Exposição “Celso Furtado: Vocação Nordeste”

 

20/11

Unicap - Auditório 510A

15h às 17h - Criação da Sudene e a agenda política da imprensa: uma simbiose

Prof. Eduardo Ferreira(Unicap) e Mestranda Deijenane Gomes (UFPE/Procondel)

Mediador: Prof. Juliano Domingues (UFPE)

 

17h às 17h30 - Projeto de acesso democrático à informação institucional

Ma. Angela Nascimento (Procondel)

 

19h às 21h30 - Celso Furtado e a história do planejamento na América Latina

Profa. Beatriz Brussantin (Unicap) e Prof. Marcos Costa Lima (UFPE/Procondel)

Mediadora: Angela Belfort (Jornal do Commercio)






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados