www.centrocelsofurtado.org.br


19/09 | UFF | Niterói | Encontro "Desenvolvimentismo e trajetórias de pesquisa"


Imprimir



 
 
Na quarta-feira, 19 de setembro, às 15 horas na sala 309 do Bloco O do Campus do Gragoatá da Universidade Federal Fluminense (UFF), acontece o Encontro “Desenvolvimentismo e Trajetórias de Pesquisa” organizado pelo “Núcleo de Pensamento Social e Estudos Comparados” (NEPS/UFF/UFRJ), com apoio do Departamento de Sociologia da UFF. Integrarão o Encontro o Prof. Alexandre Barbosa (IEB/USP), que proferirá a palestra “Rômulo Almeida e os intelectuais orgânicos do Estado” e Rosa Freire d'Aguiar (Centro Celso Furtado) que proferirá a palestra “Os Arquivos de Celso Furtado”.
 
Alexandre Barbosa (IEB/USP) possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (1991), mestrado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2003). É Professor Livre-Docente de História Econômica e Economia Brasileira/Internacional do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da Universidade de São Paulo (USP) e participa do Núcleo de Apoio à Pesquisa Brasil-África da USP. Tem se dedicado a pesquisas sobre o mercado de trabalho e desigualdade no Brasil; o pensamento e a prática do desenvolvimento na história brasileira, especialmente a partir da contribuição do economista Rômulo Almeida; e a inserção externa da economia brasileira, com foco nos impactos trazidos pela China e no potencial das relações Sul-Sul.
 
Rosa Freire d'Aguiar é jornalista. Nos anos 70 e 80 foi correspondente em Paris das revistas Manchete e IstoÉ. Desde 1986 trabalha no mercado editorial, como tradutora e editora. Recebeu o prêmio Jabuti de tradução e o União Latina de Tradução Científica; criou e edita a coleção Arquivos Celso Furtado. É membro do Conselho Deliberativo do Centro Celso Furtado.
 





Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados