www.centrocelsofurtado.org.br

Imprimir Assine 
Compartilhe

Board of Directors


The Board of Directors, made up of a CEO, and a maximum of four directors elected for three-year terms, is the executive entity whose responsibility is to implement initiatives that are in line with the objectives of the Center, and to administer the institution`s finances. The current Board of Directors was elected by the General Assembly on October 19, 2015.

CEO 

  • Roberto Saturnino Braga


Formado em engenharia civil e econômica, com cursos da CEPAL e do ISEB. Foi funcionário do BNDES, a partir do primeiro concurso do Banco, em 1956. Teve longa vida política, como vereador, deputado federal e senador por três mandatos, tendo sido o primeiro prefeito do Rio de Janeiro eleito pelo voto direto do povo. Escritor com 15 livros publicados, de política e de literatura de ficção. Preside o Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento e o Instituto Cultural Casa Grande.

 

 

Diretores:

 

  • Gilberto Bercovici


 

Professor Titular de Direito Econômico e Economia Política da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Departamento de Direito Econômico, Financeiro e Tributário). Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito Político e Econômico da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (1996), é Doutor em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (2001) e Livre-Docente em Direito Econômico pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é Coordenador do Grupo de Pesquisa Direito e Subdesenvolvimento: O Desafio Furtadiano, credenciado junto ao CNPq. A ênfase da sua produção está voltada para as áreas de Direito Econômico, Economia Política, Teoria do Estado, História do Direito Público e Teoria da Constituição, desenvolvendo pesquisas em torno dos temas de Estado e Subdesenvolvimento, Desenvolvimento Econômico, Papel do Estado na Economia, Política Econômica e Soberania.

 

  • Ligia Bahia

 


Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1990) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1999). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Políticas de Saúde Planejamento, principalmente nos seguintes temas: sistemas de proteção social e saúde, relacões entre o público privado no sistema de saúde brasileiro, mercado de planos e seguros de saúde, financiamento público e privado, regulamentação dos planos de saúde.

 

 

  • Marcos Ferreira da Costa Lima

 

 

Possui graduação em Philosophie Politique - Université Montpellier 2 - Sciences et Techniques (1978), mestrado em Sociologia pela UFPE (1985) e doutorado em Ciências Sociais pela Unicamp (1998). Pós-Doutorado na Université Paris XIII- Villetaneuse (2003) . Prof. Associado 2 da UFPE no Deptº de Ciência Política. Atualmente é diretor da ABRI (2015/2017), coordenador do Instituto de Estudos da Ásia (2015). Foi presidente da ANPOCS (2011-2012). Prof..convidado da Universidade de Leiden, prof. visitante - UdelaR, prof. visitante da University of Walles-Swansea, prof. Visitante Université Sorbonne Nouvelle; Prof. Visitante Institut Études Politiques de Lille; membro do conselho editorial - Middlesex University, cooperação científica internacional - Madras Institute of Development Studies, , pesquisador colaborador - University of Wales-Swansea, professor -colaborador - Universidad Nacional de Rosário, professor membro da comissão de implantação - Secretaria de Educação Superior, membro do conselho científico da revista orbe da PUC-MG, sócio da LASA, coordenador de projeto de cooperação - Jawarhalal Nehru University, coordenador de projeto do IUPERJ, órgão conveniado c/UFPE- Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares, conselheiro da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco, membro do grupo Clacso-Mercosul membro do conselho do Conselho Brasileiro do Mercosul Social, membro do comitê de programação científica do Centro Studi Transformazioni Economico Sociali, pesquisador associado aos projetos de pesquisa - Centre de recherche et de Documentation sur lÁmerique Latine, membro de conselho científico da FUNDAJ, comissão de avaliação de trabalhos da SBPC - São Paulo, invité - Conseil National Pour La Recherche Scientifique - Centre de Recherche, parecerista da FAPESP, editor da revista ciência em rede da FACEPE, colaborador da Unila, cooperação científica da Universidade de São Paulo, pesquisador da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, ex-presidente do FoMerco, pesquisador do CNPq, parecerista projetos pibic do CNPq. Foi por dois mandatos membro do conselho deliberativo do Centro Internacional Celso Furtado. 

 

  • Pedro Cezar Dutra Fonseca 

 

 

Bacharel e Mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo - USP. Pesquisador do CNPq desde 1987. Professor Titular do Departamento de Ciências Econômicas e Relações Internacionais da UFRGS, onde foi Coordenador da Pós-Graduação em Economia, Chefe do Departamento, Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas, Presidente da Câmara de Pesquisa, Pró-Reitor de Pesquisa e Vice-Reitor. Foi Coordenador da Área de Economia da CAPES, Diretor-Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (1997-2000) e Presidente da Sociedade Brasileira de Economia Política (2002-2004). Atua como profissional e pesquisador na área de Economia, com ênfase em Economia Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Econômico, Formação Econômica do Brasil no século XX e História do Pensamento Econômico. Foi contemplado com Menção Honrosa no Prêmio Haralambos Simeonidis/ANPEC (1987) e o segundo lugar no “Prêmio BNDES de Economia”(1981). Recebeu da FAPERGS o “Prêmio Pesquisador Gaúcho 2011”; na área de Economia e Administração. Atualmente coordena a Rede Brasileira de Ensino de Desenvolvimento Econômico, é membro titular Comitê de Economia do CNPq. Foi membro do Conselho Deliberativo e já exerceu um mandato na diretoria do Centro Internacional Celso Furtado, sendo eleito para o segundo. É, também, diretor do Centro de Estudos Internacionais sobre Governo (CEGOV) da UFRGS. 

 

Atualizado em 19 de outubro de 2015. 

 Crédito das fotos: Centro Celso Furtado / Carlos Will / Arquivo de Pedro Fonseca





Centro Celso Furtado © 2011 - All rights reserved